Piso vinílico pode ser utilizado em qualquer ambiente?

Sim, em qualquer ambiente interno, mas cuidado: compre o produto para o uso específico. Existem algumas linhas específicas de piso vinílico para cozinha ou banheiro. Ele não é recomendado para áreas externas, porque o sol desbota o pigmento que dá cor ao material.

Como são vendidos os pisos de vinil?

Ele pode vir em placas, réguas ou mantas e é vendido por metro quadrado. Para casas e apartamentos, geralmente usa-se mais o piso vinílico que é vendido em placas ou réguas. Já o piso vinílico em manta é mais usado em salões grandes, como de escritórios e indústrias.

Geralmente são colados com adesivos específicos, fornecidos pelo fabricante – porém, existem réguas vinílicas de encaixe, conhecidas como ‘macho e fêmea’ ou como ‘clique’, que dispensam cola na instalação.

Como colocar o piso vinílico?

Fácil, rápida e limpa, mas o material exige que a base (contrapiso) esteja sem nenhuma imperfeição. O contrapiso, que fica sob o piso, precisa estar limpo, liso, firme, seco e nivelado. O instalador normalmente avalia as condições do contrapiso e, se for preciso, ele vai indicar uma eventual correção.

Antes de instalar, aplica-se sobre o contrapiso uma massa niveladora feita de uma mistura de cimento e cola PVA. Essa informação é apenas para você controlar o trabalho do instalador e ver se ele está usando o material correto.

As placas e réguas podem ser instaladas pelo morador, mas é importante que um técnico avalie se a base está boa. A ABNT recomenda que as mantas sejam instaladas por mão de obra especializada, pois as emendas exigem equipamento profissional.