A descoberta da borracha e seus processos de manufatura, dentre eles a vulcanização, deu às mangueiras um papel fundamental em várias aplicações que nos rodeiam diariamente. A utilização das mangueiras sofreu uma grande revolução em função desses avanços.

As primeiras mangueiras utilizadas pelo homem datam de 400 a.c. Eram feitas de tripas de animais e tinhasm diversas utilizações, chegando a serem usadas no combate ao fogo. Posteriormente sua fabricação passou a ser feita em couro, com o auxílio de cravos metálicos.

Na história mais recente um modelo de mangueira foi patenteado em 1821, nos Estados Unidos. Fabricada em algodão, essa mangueira recebia um revestimento de borracha, ainda em um período pré-vulcanização.

Em 1839, a vulcanização revoluciona a forma como o homem se relaciona com a borracha, e em 1871, a companhia americana B.F Goodrich fabrica a primeira mangueira se utilizando de borracha vulcanizada, contendo uma tela de algodão como reforço. Inicialmente esse desenvolvimento se deu com a aplicação de combate à incêndios.

Desde então o desenvolvimento e principalmente as aplicações que se utilizam de mangueiras de borracha se estenderam muito. Desde o grande número de fabricantes até as tecnologias de conexão abriram um imenso mercado para as mangueiras de borracha. Os reforços passaram de algodão para uma infinidade de variações, além de compostos variados, desde a borracha natural até compostos sintéticos e mistos.