As propriedades e tipos de lençol de borracha

postado em 08 de novembro de 2015

São inúmeras as funcionalidades do lençol de borracha. Dependendo do tipo, eles podem ser usados como isolantes térmicos, em fabricação de arruelas, como pisos, e muitas outras aplicações. Na sua produção, há também características diferenciadas de acordo com a necessidade final.

São vários os tipos de lençol de borracha, não estando sua produção condicionada apenas as seringueiras, tendo assim outras formas de produção que refletem nas propriedades físico-químicas de cada tipo de lençol. Podemos citar como principais tipos de lençol de borracha o SBR e o nitrílica, que são advindos da borracha sintética, e o NR, de borracha natural. 

O lençol de borracha natural, obtido com o látex de seringueira, possui propriedade mecânica excelente e pode ser aplicado em temperaturas que podem variar de -40º a 70º. Possui resistência alta a produtos químicos, principalmente sais, álcalis e ácidos.

Já o lençol SBR é feito a partir de borracha sintética, que é obtida a partir da polimerização do butadieno e estireno. Possui propriedades próximas aquelas do lençol de borracha natural, possuindo, no entanto, uma vida útil maior, assim como a resistência à temperatura, mas não é recomendada para uso com ácido oxidantes e líquidos orgânicos em geral.

O lençol de borracha nitrílica, que também vem de borracha sintética, é feito a partir da polimerização da acrilonitrila e do butadieno. Possui excelentes propriedades mecânicas quando se trata de flexibilidade e ruptura; boa resistência a produtos químicos inorgânicos e a óleos. Não é resistente ao cloro e antioxidantes.


  • Afa Plásticos
  • Vipal
  • Gates do Brasil
  • Orion Tecnologia em Borracha

Cadastre-se e receba nossas promoções

Fale Conosco


Exibir mapa ampliado