A borracha é um material amplamente utilizado em nosso dia a dia. Em função disso, muito da tecnologia presente no desenvolvimento de cada item, ou mesmo de cada característica presente, pode passar despercebida. Por natureza, a borracha vulcanizada tem coloração negra. Os mesmos processos e compostos que conferem à borracha sua flexibilidade e resistência características, também dão a ela sua coloração negra.

A formulação de compostos de borracha Translúcidos e Transparentes é um caso particular da formulação de compostos de borracha. Essa característica é obtida da dosagem correta de certos componentes em certas etapas do processamento e fabricação da borracha.

A utilização de sílica amorfa no reforço da borracha data de 1948, e deve-se à empresa americana Columbian Chemical Division (empresa pertencente a Pittsburgh Plate Glass Co. Ltd.). A carga de sílica amorfa veio permitir a obtenção de vulcanizados de cor não negra, com qualquer tipo de borracha e com excelentes propriedades físicas.

Por outro lado, veio permitir também a produção de borracha translúcida ou transparente o que, até então, era somente possível com borracha natural, embora as propriedades físicas obtidas fossem relativamente fracas.

A carga por excelência utilizada na formulação de compostos de borracha transparente é a sílica precipitada. Outros tipos de carga podem apresentar índices de refracção relativamente próximos dos das borrachas, como é o caso de alguns tipos de china clay; no entanto, como são constituídas por partículas com a forma de plaquetas, estas impedem a transmissão da luz e os compostos são naturalmente opacos.