O consumo de borracha no país tende a aumentar com o crescimento econômico, gerado pela estabilidade financeira no mercado brasileiro.
Presente na indústria e empresas, como borracha ou suas variações – exemplo disso é o lençol de borracha, essa matéria-prima acaba de receber o investimento de mais uma iniciativa em desenvolver a produção seringueira, que envolve a Cautex Florestal e o governo do estado do Mato Grosso, com intuito de beneficiar a cadeia produtiva.
O Complexo da Borracha Natural foi lançado dia 9 de agosto durante o encerramento do Programa Mais Florestas, criado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) do Mato Grosso, em Cassilândia.
O objetivo é que o Complexo da Borracha beneficie a cadeia produtiva de borracha, ocupando uma área de 40 mil hectares. Também visa a criação de mais de 5 mil empregos, com construção de agrovilas para os trabalhadores morarem, um centro de treinamento de mão de obra, além de um parque industrial para favorecimento da borracha extraída.
A Cautex Florestal, empresa de gestão e implantação de seringais e que encabeça o projeto, pretende já começar a construir o viveiro, usina de beneficiamento, centro de treinamento e agrovilas nesse ano. Até 2014 o parque de transformação da borracha natural é uma das metas. Em 2016 pretende-se que sejam mais de 20 milhões de seringueiras plantadas na área do Complexo.
Essa iniciativa, juntamente com o governo, pretende reduzir a dependência do Brasil em relação à importação de borracha, valorizando a produção nacional. A aplicação da borracha no mercado brasileiro ocupa diferentes setores, principalmente um dos mais utilizados, como o lençol de borracha que pode ser aplicado em inúmeras áreas.
A Borracha da Mooca está há 30 anos no mercado, oferecendo produtos de qualidade e as melhores soluções em lençol de borracha. Para saber mais do lençol de borracha, entre em contato conosco.