As mangueiras são dos materias mais utilizados em nosso dia a dia. Desde a tubulação de gás que se conecta em seu fogão, até as tubulações de refrigeração do motor de seu automóvel, podemos encontrar mangueiras como itens essenciais no funcionamento de diversas operações.

As mangueiras podem ser classificadas de acordo com alguns critérios, dentre eles, pelo seu processo de fabricação, o que vai implicar diretamente em suas aplicações posteriores.

As mangueiras são produzidas essencialmente por quatro processos:

1 - Construção sobre mandril rígido (normalmente em aço), em sistemas manuais ou automatizados;

2 - Extrusão (sem mandril ou sobre mandris rígidos ou flexíveis;

3 - Extrusora com fieira móvel assistida por computador (Computahose – Moving Die Extrusion Process), processo de extrusão de mangueiras com diversas curvas, reforçadas com microfibras, utilizadas sobretudo no sector automóvel (processo já referido em Processos – Extrusão);

4 - Utilização do processo PLCV – Pressurised Liquid Salt Continuous Vulcanization, um processo também utilizado na produção de cabos eléctricos. Este processo constitui uma variante do processo de vulcanização em contínuo em banho de sais fundidos.

Os processos mais utilizados para a vulcanização de mangueiras são, normalmente, a autoclave e os processos de vulcanização em contínuo − em banhos de sais fundidos ou com radiação de alta frequência.