A borracha vulcanizada, por natureza tem a coloração preta. No entanto é comum notarmos produtos em borracha, natural e sintética, fabricados em borrachas das mais variadas cores, dentre calçados, mangueiras, componentes industriais, etc.

A coloração da borracha é uma tarefa complementar de formulação muito delicada, uma vez que exige grande experiência e um elevado grau de intuição; as tonalidades são muito diversas e a mistura de diferentes pigmentos corantes são, por esse motivo, muito frequentes. Esta tarefa é designada frequentemente por afinação de cores.

O tingimento da borracha ocorre pela utilização de Pigmentos Inorgânicos e também por Corantes Orgânicos. A mistura desses compostos é de extrema importância na definição da cor obtida, em sua intensidade e na vivacidade da cor, levando-se em conta o composto da borracha e o resultado final desejado.

O resultado é influenciado por vários fatores, dentre eles a natureza e as características técnicas do corante, o seu nível de dosagem, a coloração do composto base, alterações da cor que venham a ocorrer na vulcanização (reacções entre ingredientes) ou mesmo após a vulcanização (manchamentos), dentre outros fatores.

A forma de neutralizar a coloração própria de um determinado composto de borracha, é conferir-lhe o chamado fundo branco. A utilização do fundo branco, torna o vulcanizado opaco e isto permite obter a coloração desejada com uma menor quantidade de pigmentos, obtendo-se cores mais intensas e mais vivas.