Conheça a composição do Lençol de borracha

O Lençol de borracha, item tão presente nos mais diversos segmentos da indústria, tem sua composição variando em função da aplicação desejada, em função de suas características físico-químicas.

Dentre os materiais mais utilizados nessa composição está a borracha nitrílica. Esse tipo de lençol de borracha é obtido a partir de uma mistura entre a própria borracha sintética derivada de polimerização e do composto químico butadieno, isômero bastante utilizado na produção industrial. 

O lençol de borracha  nitrílica é normalmente utilizado em indústrias que fazem a extração de petróleo, por exemplo. A escolha por esse produto se dá em função de sua grande resistência apresentada aos compostos do petróleo como, por exemplo, a gasolina, o querosene, solventes entre outros. Outra característica diz respeito a sua boa propriedade mecânica, tendo sua flexibilidade e sua tensão de ruptura como exemplos. 

Além disso, o lençol de borracha  nitrílica tem grande resistência a baixas temperaturas, podendo ser usado em ambientes onde o produto à base de borracha  natural não suportaria, como em forros de guarnições de gases e também em vedações de ambientes. 

Quando o assunto é o desgaste do material, o armazenamento deve ser feito entre temperaturas de -40º a 100º, tendo um nível moderado de envelhecimento. O lençol de borracha de nitrílica não deve ser utilizado em contato com a cetona e também éteres e aminas. O produto apresenta uma boa adesão aos metais, podendo assim ser utilizado em juntas e diafragmas.