Em uma época onde sustentabilidade esta em alta e as empresas têm optado pela criação de produtos ecologicamente corretos, não apenas a utilização dos matérias são alvo de análise, mas o posterior descarte também ganha peso.

Sendo de larga utilização em todos os setores da indústria, o lençol de borracha gera grande descarte de material, entrando no radar da sustentabilidade, com  a necessidade de um correto tratamento de seu descarte após o uso.

Leis ambientais que regulamentam o descarte da borracha e demais suprimentos e resíduos industriais têm sofrido alterações com o objetivo de atender a nova realidade social, com as novas medidas a fiscalização fica mais rigorosa e há o aumento no valor de multas e as punições.

O lençol de borracha, quando de seu descarte, encontra facilmente utilizações responsáveis socialmente como componente do asfalto de borracha, uma forma de reciclagem para o produto, ideia que foi aplicada em alguns recapeamentos de rodovias dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

No entanto, o descarte adequado, que não prejudique o meio ambiente, deve ser obedecido por todos. Caso haja desconhecimento sobre as formas corretas ou não tenha coleta apropriada no município, o ideal é procurar a prefeitura para obter orientações sobre a forma de descartar os produtos, inclusive o lençol de borracha.