Os pisos vinílicos vêm ganhando espaço junto ao mercado residencial e comercial, pela facilidade de manutenção, conforto, praticidade e beleza. Por se tratar de um mercado crescente, muitos problemas podem ocorrer, pela falta de informação de clientes e, principalmente, de profissionais. Desse modo, vamos apresentar aqui algumas dicas básicas sobre a escolha do piso e sua correta instalação.

Os pisos vinílicos são muito indicados para ambientes onde ocorram limpezas úmidas, pela sua resistência, embora seja amplamente utilizados em diversas outras aplicações, em função de suas demais características. O pavimento de aplicação desse piso deve ser o principal alvo de análise quando da escolha pelo piso vinílico. Esse piso não deve ser aplicado em pavimentos onde exista umidade ou infiltração, podendo essa ser a causa de futuros descolamentos e comprometimento de toda a aplicação. Também deve ser observada a ocorrência de dilatação ou contração do pavimento.

Apesar de sua aparência similar, existem diferentes tipos de pisos vinílicos, em função de sua composição. Essas diferenciações são de extrema importância, envolvendo sua estanqueidade, maleabilidade, etc. Suas medidas e espessuras devem ser analisadas do ponto de vista técnico, além do estético, principalmente em função do nivelamento existente no pavimento a receber o novo piso.

No próximo artigo continuaremos as dicas e orientações sobre a preparação e aplicação dos pisos vinílicos.