Estimativas do consumo de borracha - Impacto nos lençóis de borracha

postado em 02 de agosto de 2012

Com um grande mercado consumidor de borracha, o Brasil ainda tem um mercado produtor mínimo, com apenas 1,4% de participação do volume total mundial produzido (7,2 milhões de toneladas).

Presente diariamente na vida das pessoas, seja a borracha, o lençol de borracha ou seus derivados, produtos com a matéria-prima borracha não faltam. Isso reflete nas expectativas no consumo do país para os próximos anos. Estima-se que o consumo potencial do Brasil, em 2020, será de aproximadamente 250 mil toneladas de borracha. 

Assim como hoje, importador de mais da metade do que consome, a tendência é continuar a crescer o consumo de borracha, levando a uma demanda ainda maior e não ofertada. Uma das alternativas seria o uso da borracha sintética para sanar essa demanda não aproveitada, mas que pode ter seu preço elevado, devido a questões ambientais que podem levar a escassez da seringueira. A valorização do produto natural poderia trazer mais benefícios a demanda interna, lembrando que o Brasil já foi um dos maiores produtores do mundo.

Do transporte à indústria, da casa às empresas, com a borracha natural, sintética, lençol de borracha ou outros, a importância da borracha é inquestionável. O que falta é a mudança nas formas de produção e relação com a demanda que ainda prejudica e deixa o país em situação de dependência.

Sabendo de todo o potencial da borracha, a Borracha da Mooca se especializou no mercado de lençol de borracha, oferecendo há 30 anos as melhores soluções em lençol de borracha para os clientes. Para conhecer mais, entre em contato conosco.


  • Gates do Brasil
  • Vipal
  • Afa Plásticos
  • Orion Tecnologia em Borracha

Cadastre-se e receba nossas promoções

Fale Conosco


Exibir mapa ampliado