Lençol da borracha na segurança do trabalho

postado em 26 de dezembro de 2014

O lençol de borracha está entre os itens de segurança no trabalho, principalmente de equipes que executam a manutenção de redes elétricas. Além do lençol de borracha, outros itens de proteção individual são indispensáveis para a segurança destes profissionais, como capacetes, luvas, cinto de segurança, calçados, mosquete, entre outros.

Também conhecido como manta de borracha, o lençol de borracha é essencial neste trabalho de manutenção de redes elétricas devido a sua capacidade de ser isolante da tensão elétrica, graças à composição química do lençol.

A propriedade isolante do lençol de borracha protege o trabalhador no manuseio de estruturas com eletricidade. No entanto, o lençol de borracha para esta função deve estar de acordo com as normas de segurança determinadas pelos órgãos competentes da área. As normas da ASTM, sigla para American Society for Testing and Materials determinam os requisitos para que o lençol de borracha resista à voltagem elétrica.

O Ministério do Trabalho também mantém regras para definir as características necessárias para a aplicação dos lençóis de borracha na segurança em caso de trabalho com redes elétricas e também como deve ser a ação do trabalhador. A espessura da manta está diretamente ligada a sua resistência. Luvas também são fabricadas em borracha. Além da aprovação de órgãos competentes é sempre importante ter um profissional de segurança do trabalho para orientar e fiscalizar o trabalho.


  • Vipal
  • Afa Plásticos
  • Gates do Brasil
  • Orion Tecnologia em Borracha

Cadastre-se e receba nossas promoções

Fale Conosco


Exibir mapa ampliado