O lençol de borracha possui versatilidade que possibilita sua inserção em componentes e produtos de inúmeras atividades, sem perder a eficiência e atendendo as principais necessidades da indústria e do mercado.

A vedação é uma delas e o lençol faz parte das peças fabricadas para essa função. Os principais tipos de vedação em que o lençol de boracha está presente são portas e janelas, sendo utilizados na parte superior e inferior, impedindo que a água entre nas suas pequenas fissuras.

A vedação de borracha também pode ser utilizada e adaptada para aplicações elétricas com o objetivo de proteção da descarga eletrostática e interferência de radio freqüência ou em cilindros hidráulicos, impedindo vazamentos. 

A vedação é um processo que busca impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, líquido, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro. Podem ser elaboradas em borracha, papelão, anéis de borracha ou metálicos, selos mecânicos, juntas metálicas e outros materiais.

O tipo de lençol de borracha utilizado para vedação depende do sistema em que será aplicado e envolve as condições em que estará exposto. Entre os principais fatores estão o fluído a ser vedado, a temperatura de trabalho, a pressão e o movimento a ser executado em conjunto no sistema.

As características comuns das vedações fabricadas com lençol de borracha são a resistência a compressão, a absorção de impacto, ao atrito, a abrasão, variação de temperatura e elementos químicos como o ozônio.

A especificação do lençol inicia-se na sua composição, resultando em determinado perfil de material, o que explica, por exemplo, a indicação de lençóis esponjosos nas juntas de vedação.

A Borrachas da Mooca possui larga experiência no mercado na produção de lençol de borracha para inúmeras atividades. Para conhecer a qualidade do lençol da Borrachas da Mooca, entre em contato conosco.