A borracha pode ser obtida por meio de diversos processos químicos e tecnologias. Desde sua forma natural, com o látex das seringueiras, até com a borracha produzida em laboratório, como a sintética por polimerização de diferentes substâncias (estireno, butadieno, acrilonitrila e butadieno).

Pesquisas envolvendo o campo não faltam, assim como novidades, resultado dessas experiências. A última delas envolve a produção de borracha em pó a partir da técnica de secagem spray drying. O projeto é brasileiro e está sendo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Além desse objetivo, o projeto visa criar uma rota química de produção, que seja capaz de modificar o impacto em plásticos utilizando o látex sintético, resultando em uma maior resistência do material.

A borracha em pó ultrafino se torna uma alternativa mais simples em determinadas aplicações, já que, como o Info Abril mostra, o pó permite, e facilita, a adição direta a processos industriais, como no caso da fabricação das resinas poliméricas.

Essa nova técnica de produção da borracha em pó reduz também a necessidade de grande estruturas e mecanismos que não viabilizariam sua produção em pequena escala. 

Pesquisas como do IPT mostram que a área envolvendo a borracha e indústria, produtora direta e indiretamente de muitos outros produtos a partir dessa matéria-prima, como o lençol de borracha, são a nova realidade e acontecem a todo o momento, proporcionando um acompanhamento da demanda de mercado. 

Com essa visão, a Borrachas da Mooca vem trabalhando no mercado a mais de 30 anos, oferecendo as melhores soluções em lençol de borracha. E essa tradição do lençol de borracha faz dessa uma das empresas mais requisitas.

Para mais informações, conhecer os nossos produtos e o lençol de borracha, entre já em contato conosco!