Pisos de borracha como geradores de energia limpa

postado em 21 de novembro de 2014

Que os pisos de borracha possuem várias características interessantes para o dia a dia nós já sabemos, mas agora os franceses estão descobrindo mais uma razão para a aplicação dos pisos de borracha: a capacidade de gerar energia limpa.

O processo ainda está em fase de testes e deve levar 10 anos para tornar-se realidade de fato. No entanto, a experiência aplicada no chão de uma estação de metrô francesa mostrou-se capaz de gerar energia para alimentar uma lâmpada de LED, além de permitir que os transeuntes recarreguem celulares através de portais USB.

Os pisos de borracha não possuem outro componente além de borracha reciclada e toda vez que alguém pisa na placa, ela se curva de forma leve e cria cerca de 7 watts de energia que é armazenada baterias pequenas que ficam embutidas no piso. Em até 72 horas esta energia pode ser utilizada.

A tecnologia poderá ser um grande avanço na produção de energia em grandes cidades, considerando o grande número de pessoas que circulam em locais como o metrô. 


  • Afa Plásticos
  • Orion Tecnologia em Borracha
  • Gates do Brasil
  • Vipal

Cadastre-se e receba nossas promoções

Fale Conosco


Exibir mapa ampliado