Pisos de Borracha – Maneiras de reaproveitamento da Borracha

A utilização de pisos de borracha, além de oferecer todas as vantagens ligadas ao produto contribui consideravelmente com o meio ambiente. Fabricados à partir de borrachas naturais e sintéticas, os pisos de borracha são 100¢ recicláveis, aumentando sua vantagem competitiva com outros pisos.

Não apenas em função dos pisos de borracha, mas pelo descarte total de borracha no meio ambiente existe um esforço conjunto para o correto descarte e reaproveitamento da borracha na cadeia de produção. Os pneus descartados são grandes vilões nessa história. Existem várias opções para o reaproveitamento desse material e iremos destacar alguns dos mais comuns.

- Uso das carcaças de pneus pesados (caminhões, ônibus, aviões, etc.) para recuperação através de recondicionamento, como recauchutagem, recapagem e remoldagem. 

- Uso de pneus leves na construção de barreiras para contenção em aterros, barragens, etc. - Imersão submarina em determinadas regiões do oceano como bases de formação de recifes de corais. 

- Uso como apoio de sustentação para bobinas de chapas metálicas em usinas siderúrgicas em substituição a vigas de madeira. 

- Fabricação de artigos artesanais. 

- Fonte de energia em indústrias de cimento, caldeiras, fornos, etc., uma vez que se obtém alto poder calorífico do material que compõe o pneu (~ 7600 Kcal / Kg). 

- Mistura de pedaços de pneus inservíveis com rocha de xisto pirobetuminoso (processo Petrosix desenvolvido pela Petrobras), gerando daí diversas novas matérias primas para petroquímicas. 

- Processamento de industrialização por meio de moagens para produção de pó de pneu, bem como as chamadas “Borrachas Regeneradas”. Sobre estas duas últimas abordagens, devido à possibilidade de emprego em novos compostos de borracha, nos ateremos com um pouco mais de profundidade na sequência destas explanações.

A Borrachas da Mooca é referência no fornecimento de pisos de borracha para todo o país. Entre em contato conosco e conheça mais