Pisos de borracha – Questão de sustentabilidade

postado em 06 de janeiro de 2014

Os pisos de Borracha, dentre os demais atrativos e vantagens que possui, destacam-se por suas características sustentáveis. Um dos grandes problemas encontrados pelos produtores e transformadores de artefatos de borracha é o destino dado a estes produtos ao final de sua vida útil.

Os Automóveis são um dos grandes vilões na geração de resíduos com base em borracha, como pneus, mangueiras, guarnições, vedações, coxins, batentes, suportes, buchas, correias de transmissão, tapetes, entre outras. 

Somente no ano de 2005 foram descartados quase 1 bilhão de pneus. Segundo publicações da revista Polímeros: Ciência e Tecnologia1 , em 2006 foram produzidos 54,5 milhões de pneus, importados mais 21,4 milhões e exportados 18,7 milhões de pneus, somente no Brasil. No mundo todo são aproximadamente 15 bilhões de toneladas de borracha sucateadas por ano. 

Sabemos que certa quantidade deste material é depositada em aterros sanitários, demandando alguns milhares de anos para total decomposição. Numa visão otimista, podemos considerar que cada ser humano é responsável por dar um fim ecológico a pelo menos 3kg de borracha por ano para que sob este aspecto deixemos de herança aos nossos descendentes um planeta mais limpo. 

Os pisos de borracha são compostos de material 100% recicláveis, contribuindo com os processos de recuperação existentes e com a redução no descarte de material em aterros e similares.

Em nosso próximo artigo apresentaremos algumas práticas utilizadas no reaproveitamento de produtos fabricados à partir da borracha.


  • Orion Tecnologia em Borracha
  • Vipal
  • Afa Plásticos
  • Gates do Brasil

Cadastre-se e receba nossas promoções

Fale Conosco


Exibir mapa ampliado