Pisos de borracha táteis ajudam na locomoção de deficientes visuais

postado em 06 de junho de 2014

Os pisos de borracha táteis são usados para sinalizar as ruas e facilitar a locomoção de deficientes visuais com segurança. São faixas em alto relevo que ajudam as pessoas indicando o caminho correto e o local adequado para travessias. 

Os pisos de borracha neste formato também são usados em espaços internos, como rodoviárias e aeroportos, funcionando como guia até o balcão de atendimento.  Estes pisos de borracha são feitos com o objetivo de sinalizar e não para caminhar em cima.  A ajuda na locomoção acontece ao toque da bengala, devido ao contraste de claro-escuro ou pela textura que é diferenciada.

Os pisos de borracha são antiderrapantes, além de possuir excelente resistência à abrasão, o que os deixa como boa opção para o uso tanto no ambiente interno quanto externo, para facilitar a vida dos deficientes visuais. Eles também podem ser usados na sinalização de rotas de fugas e saídas de emergência. São dois tipos: direcional e de alerta. O piso direcional possui superfície de relevo linear e direcional, usados no sentido do deslocamento. Os modelos de alerta possuem superfície de relevo tronco-cônico, avisando mudanças de direção ou perigo.

Segundo o último CENSO do IBGE, há no Brasil aproximadamente 35,8 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual ou baixa visão. Para elas, é muito importante a sinalização tátil para auxiliar no dia a dia.

A Borrachas da Mooca é especializada em produtos de borracha para as mais diversas aplicações. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. 


  • Afa Plásticos
  • Gates do Brasil
  • Orion Tecnologia em Borracha
  • Vipal

Cadastre-se e receba nossas promoções

Fale Conosco


Exibir mapa ampliado