As mangueiras de borracha estão presentes em toda a indústria, além de várias situações de nosso dia a dia. Vamos conhecer um pouco sobre os possíveis processos para sua fabricação.

Existem vários processos para a fabricação de uma mangueira de borracha, podendo ser feita por processos estritamente manuais ou por processos automatizados, com posterior vulcanização. Todos esses processos são definidos em função do tipo de mangueira a ser fabricada, sua aplicação, etc.

Em um processo de fabricação totalmente manual, a alma ou forro interior da mangueira pode ser feita a partir de folhas de borracha submetidas a calandra, intercalando as folhas com telas de reforço com a utilização de cola. Eventualmente, espirais de aço podem ser aplicados entre essas camadas de borracha com o objetivo de aumentar a resistência da mangueira.

Ao final da aplicação de todas as camadas o conjunto está pronto para ser submetido ao processo de vulcanização em autoclave. Após esse processo a mangueira é removida do mandril utilizado como molde, normalmente com a ajuda de ar comprimido. Os lances de mangueira resultantes possuem tamanhos variados em função de diferentes aplicações, normalmente entre 10 e 40 metros de comprimento.

Em nosso próximo artigo falaremos de outros processos de fabricação de mangueiras.