Os anéis “O” são os mais versáteis de todos os tipos de vedação e tem vasta aplicação, principalmente hidráulica e pneumática. São definidos como vedadores estáticos, ou dinâmicos, de borracha, com o formato de anel com seção arredondada, o qual é alojado em um canal pré‐dimensionado que submete a seção do anel à uma pressão iniciando assim a vedação do sistema. Os anéis “O” podem ser encontrados em diversas medidas e materiais nas durezas mais comuns de 70 ou 90 Shore.

Os anéis tem suas medidas definidas pelo diâmetro seccional “W” e pelo seu diâmetro interno “DI”. As tolerâncias variam de acordo com o diâmetro interno do anel e com o diâmetro seccional “W”.

Quando da prensagem do anel, a rebarba pode ter uma tolerância máxima de 0,13mm de largura e 0,08mm de altura.

Arruelas anti-extrusão

Em algumas aplicações dinâmicas, as máximas pressões indicadas podem ser ultrapassadas ou a durabilidade dos anéis aumentada pelo uso de A.A. As arruelas são feitas de material de natureza mais dura do que o anel.

A extrusão torna‐se constante, conforme os anéis “O” são obrigados a suportar maiores pressões. Essas altas pressões provocam deformações exageradas nos anéis. As arruelas anti-extrusão (A.A.) tem a função de eliminar a folga diametral do sistema. Suas medidas são equivalentes às dos anéis “O”, uma vez que obrigatoriamente são aplicados em conjunto.