O lençol de borracha se consolidou como um dos principais produtos em uma indústria, utilizados das mais diversas formas. Sua dureza é determinada pelos processos de fabricação empregados e das matérias primas utilizadas, o que determina sua aplicação final, podendo ser utilizado na fabricação de correias industriais, guarnições e até mesmo aventais.

O ambiente de aplicação do produto também é fator determinante para sua durabilidade. Fatores como a exposição à umidade, temperaturas extremas ou mesmo o contato com substâncias corrosivas, óleos, dentre outras substâncias, podem comprometer a durabilidade do lençol de borracha, caso esse não tenha sido desenvolvido para tal finalidade.

Algumas composições do produto são feitas exclusivamente para aplicações que necessitem de um grau maior de higiene, como a manipulação de alimentos e similares. Nesse caso, compostos de silicone são amplamente utilizados em função de suas características naturais.

Os lençóis de borracha atendem a diversos setores da indústria, como correias transportadoras, fabricação de diafragmas, guarnições e outros tipos de revestimentos, dentre eles alguns com características atóxicas e anti-estáticas. Devido às suas funções operacionais específicas, o lençol de borracha pode ser manufaturado com diferentes polímeros, tais como policloropreno, EPDM, nitrílico, natural, SBR, dentre outros. 

Outras aplicações do lençol de borracha podem ser observadas em  forração de bancadas, piso de borracha liso, revestimento de tambores, juntas, diafragmas, anéis, borracha de vedação, tapete de borracha, passadeira de borracha, borracha para abrasão, carpete de borracha, protetores laterais, manta de borracha, placas de gravação, isolante elétrico, borracha anti-estética, , laminados de borracha,borracha para produtos químicos, borracha anti-derrapante, etc.

Dessa forma, o lençol de borracha se mostra um produto extremamente flexível quanto a sua aplicação em nosso dia a dia.