São inúmeras as funcionalidades do lençol de borracha. Dependendo do tipo, eles podem ser usados como isolantes térmicos, em fabricação de arruelas, como pisos, e muitas outras aplicações. Na sua produção, há também características diferenciadas de acordo com a necessidade final.

São vários os tipos de lençol de borracha, não estando sua produção condicionada apenas as seringueiras, tendo assim outras formas de produção que refletem nas propriedades físico-químicas de cada tipo de lençol. Podemos citar como principais tipos de lençol de borracha o SBR e o nitrílica, que são advindos da borracha sintética, e o NR, de borracha natural. 

O lençol de borracha natural, obtido com o látex de seringueira, possui propriedade mecânica excelente e pode ser aplicado em temperaturas que podem variar de -40º a 70º. Possui resistência alta a produtos químicos, principalmente sais, álcalis e ácidos.

Já o lençol SBR é feito a partir de borracha sintética, que é obtida a partir da polimerização do butadieno e estireno. Possui propriedades próximas aquelas do lençol de borracha natural, possuindo, no entanto, uma vida útil maior, assim como a resistência à temperatura, mas não é recomendada para uso com ácido oxidantes e líquidos orgânicos em geral.

O lençol de borracha nitrílica, que também vem de borracha sintética, é feito a partir da polimerização da acrilonitrila e do butadieno. Possui excelentes propriedades mecânicas quando se trata de flexibilidade e ruptura; boa resistência a produtos químicos inorgânicos e a óleos. Não é resistente ao cloro e antioxidantes.