Como apresentado no artigo anterior, as mangueiras de borracha podem ser classificadas de diferentes maneiras, quando levamos em conta o tipo de reforço utilizado em sua fabricação. Vamos apresentar mais alguns tipos de reforço utilizados.

Tela enrolada a 45º: Reforço com uma ou mais telas revestidas com borracha, em que o alinhamento dos fios de trama ou de teia fica a 45º relativamente ao eixo da mangueira. No caso de telas de construção quadrada a orientação da tela não é relevante em termos de resistência. No caso da construção da tela não ser quadrada, deve ser considerada a resistência mais baixa (geralmente é a da direção da trama). Podem ser aplicadas várias camadas de telas. No caso de telas quadradas, estas podem ser em número ímpar; no caso de telas não quadradas deve utilizar-se, preferencialmente um número par de telas, a fim de existir um bom equilíbrio de tensões e a mangueira não apresentar tendência para torcer.

Tecelagem circular: Nesse tipo de mangueira, o reforço é aplicado em um tear circular. Dessa forma o alinhamento dos fios da trama fica em direção perpendicular ao eixo da mangueira, enquanto que os fios da teia ficam em posição paralela.

 Mangueiras de borracha com reforço trançado: Nesse caso, a aplicação do reforço é feita em um equipamento chamado Entrançadora. Esses equipamentos podem ser do tipo vertical ou horizontal. O material de reforço pode ser têxtil ou metálico, em função da resistência desejada. Esse reforço é aplicado em forma de trança ao redor do tubo de borracha, podendo ser aplicados uma ou várias tranças, sendo monofilamentos ou vários filamentos em conjunto, normalmente separadas por camadas de borracha.