As correias industriais são essenciais para diversas aplicações na indústria. No entanto alguns cuidados devem ser tomados para que a durabilidade das correias seja aproveitada em sua totalidade.

Antes de instalar um jogo novo de correias, é importante verificar o desgaste das polias com os gabaritos de polias em V. Outro procedimento importante é a verificação da presença de cantos vivos, material faltante nos canais.

Em transmissões com correias sincronizadoras deve-se verificar o desgaste medindo o diâmetro externo e a presença de Degraus nas polias. Polia com degraus sinaliza desgaste excessivo, provocando folga entre os dentes da correia e da polia. Esta folga afrouxa a correia, perdendo o sincronismo e encavalando os dentes. As transmissões deverão trabalhar livres de atritos com peças estranhas (isto poderá causar cortes no envelope protetor de correia).

O desalinhamento das polias também é um grande causador de danos nas correias. Polias desalinhadas provocam desgaste excessivo e ocasionam a“virada” da correia nas polias.

As correias Gates são desenvolvidas de modo a oferecer qualidade e durabilidade incomparáveis. No entanto, para que esses benefícios sejam aproveitados em sua totalidade é importante que esses pequenos cuidados sejam observados.