Os equipamentos de proteção são indispensáveis em qualquer segmento industrial! Desde a agricultura até a construção civil, vemos uma forte presença desses componentes!
Apesar de muitos não saberem, os equipamentos de proteção são classificados em dois grupos distintos: os EPI’s e os EPC’s. Sendo que o primeiro é de uso individual e o segundo coletivo!
No artigo de hoje a Borrachas da Mooca te conta um pouco mais sobre a diferença entre os EPI’s e os EPC’s!
Confira a seguir!
Siglas Parecidas!
Apesar de as siglas EPI e EPC serem semelhantes, as suas definições se diferenciam! A princípio, as duas primeiras letras de ambas definem: Equipamento de Proteção!
A diferença vem com a terceira letra, onde o EPI diz: Equipamento de Proteção Individual. E o EPC: Equipamento de Proteção Coletiva!
A Segurança!
Tanto os EPI’s como os EPC’s, têm a função de garantir segurança aos trabalhadores, sendo direta e indiretamente de forma respectiva!
Os EPI’s protegem diretamente o trabalhador e minimizam acidentes e danos físicos. Já a função dos EPC’s pode ser descrita como a de sinalizar possíveis riscos no ambiente de trabalho, os quais podem causar danos aos trabalhadores!
Exemplos!
Como exemplos de EPI’s podemos citar:
- Luvas;
- Capacete;
- Avental;
- Botas.
Já os EPC’s;
- Cones;
- Placas;
- Faixa de segurança.
Conte conosco!
A Borrachas da Mooca sempre ressalta a importância de ter bons fornecedores para os equipamentos de proteção individual, uma vez que se trata da segurança dos trabalhadores!
Com os EPC’s não é diferente: opte por empresas confiáveis, que trabalhem com materiais homologados, firmes e resistentes, que garantam segurança e qualidade na aplicação.
Afinal, nada melhor do que executar atividades de risco com tranquilidade e proteção eficaz.
Trabalhamos com EPI’s e EPC’s para sinalização que você não pode deixar de conferir!