O crescimento na utilização do lençol de borracha nos mais diversos segmentos tem impulsionado o mercado de produção da borracha natural. Atualmente o Brasil produz menos da metade de toda a borracha necessárias, e produtos como o lençol de borracha tem seus preços influenciados por essa demanda de importação.

Um projeto da Embrapa tem como objetivo estimular o aumento da produção de borracha natural no Amazonas. O objetivo é tornar o estado autossuficiente até 2022. A demanda no estado é crescente, com a instalação de novas indústrias que tem na borracha parte de sua matéria-prima, além de uma fábrica de pneus e outra de bicicletas.

O projeto envolve vários profissionais, dos mais variados ramos de atuação, afim de avaliar o melhor caminho. Segundo os estudos da Embrapa, para atender a toda essa demanda, o estado necessitaria de 8 mil hectares plantados. De acordo com estudos iniciais, existem mais de 100 mil hectares ao redor de Manaus, com capacidade mais que suficiente para esse plantio.

Após o plantio a seringueira entra em produção a partir do quinto ano. A árvore deve apresentar uma circunferência mínima de 45 centímetros de caule, caso seja menor, a planta não resiste à exploração.

A Borrachas da Mooca distribui lençol de borracha em todo o território nacional para as mais diversas finalidades. Entre em contato conosco e conheça nossa linha de lençol de borracha.