Em nosso último artigo falamos sobre o lençol de borracha fabricado a partir de um composto natural. Vamos apresentar agora os compostos sintéticos utilizados na fabricação do lençol de borracha.

Para a fabricação de lençóis de borracha a partir de compostos sintéticos são utilizados normalmente duas configurações diferentes: O composto SBR e a borracha nitrílica.

O composto SBR é uma borracha sintética derivada da polimerização do estireno e butadieno.

O lençol de borracha SBR tem características similares à borracha natural, porém com maior resistência ao envelhecimento e temperatura e, assim como no caso da borracha natural, estas propriedades podem ser alteradas em função de sua formulação.

Temperatura de trabalho entre -40º C e 70º C. Em função da sua estrutura molecular insaturada, o lençol de borracha à base de SBR tende a apresentar resistência moderada ao ozônio e às intempéries em geral.

Quanto à exposição a produtos químicos, o produto apresenta boa resistência a alguns produtos químicos inorgânicos. Tem resistência limitada a óleos minerais e não é recomendado para uso com ácidos oxidantes e líquidos orgânicos em geral.