A história da borracha vai bem além dos pisos de borracha que conhecemos. A borracha já era conhecida dos índios antes do descobrimento da América. Em 1525, padres relataram terem visto os índios brincarem com bolas elásticas. Charles de la Condamine foi o primeiro pesquisador a fazer um estudo científico sobre a borracha, que ele conheceu durante uma viagem ao Peru, em 1735. 

Um engenheiro francês, Fresnau, que la Condamine havia encontrado na Guiana, após um breve estudo no local concluiu que o material era apenas uma espécie de óleo resinoso condensado. 

O primeiro uso da borracha foi como apagador. Priestley, na Inglaterra, difundiu-o esse uso e a borracha recebeu em inglês o nome de "India Rubber", que significa "Raspador da Índia". A palavra borracha teve sua origem numa das primeiras aplicações úteis deste produto, dada pelos portugueses, quando foi utilizada para a fabricação de botijas, em substituição às chamadas borrachas de couro que os portugueses usavam no transporte de vinhos, mas nem de perto imaginavam sua aplicação em pisos de borracha.

Macquer, retomando os trabalhos de la Condamine, pela primeira vez indicou o modo de fabricação de tubos flexíveis de borracha. Desde então numerosos artesãos se interessaram pela borracha: o ourives Bernard, o boticário Winch,Grossart, Landolles, e outros. Em 1820 um industrial inglês, Nadier,fabricou fios de borracha e procurou utilizá-los em acessórios de vestuário. 

Na próxima semana daremos continuidade em nosso artigo sobre a história da borracha.