Pisos de borracha podem ser usados em diversos locais devido as suas características antiderrapantes e durabilidade, inclusive em asfaltos. O Rio de Janeiro foi pioneiro no asfalto-borracha, em 2011, quando a primeira rodovia com pisos de borracha na América Latina foi inaugurada.

A rodovia Rio-Friburgo (RJ-122) foi a escolhida para receber o pisos de borracha, que é 60% mais resistente do que os tradicionais formatos de asfaltamento. A durabilidade das estradas é o principal ganho com as tecnologias que permitem que pisos de borracha sejam empregados em asfaltos. 

A segurança é outro item importante no uso dos pisos de borracha, pois o tempo e a distância de frenagem diminuem na borracha, além da diminuição do ruído em 30% e a reutilização dos pneus velhos na fabricação dos pisos, o que contribui também para o meio ambiente. 

A tecnologia do asfalto-borracha veio dos Estados Unidos e o custo é até 40% menor do que no asfaltamento comum. Ainda em 2011, outras localidades no Brasil passaram a investir na modalidade, chegando a mais de 8 mil km de estradas usando os pisos de borracha. Desde então, o asfalto-borracha tem ganhado popularização entre as concessionárias de rodovias no país.

As principais vantagens deste tipo de asfalto são a alta elasticidade, alta coesividade, resistência ao envelhecimento, e a ótima relação custo/benefício.

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