A borracha é uma das matérias primas de maior flexibilidade no que diz respeito à suas aplicações. A grande quantidade de compostos, aliadas às características físicas da borracha conferem a esse material uma quantidade quase que infindável de aplicações.

Para a fabricação desses produtos, a borracha é submetida à uma certa variedade de procedimentos para sua conformação. Esses processos variam em função do formato obtido, do composto utilizado, etc. dentre esses procedimento podemos destacar a calandragem e a pré-formação.

Calandragem é um dos processos de transformação mais utilizados na Indústria da Borracha. Muitos produtos são mesmo obtidos a partir de placas, folhas ou membranas de borracha, ou de borracha aplicada em materiais de suporte de natureza têxtil ou metálica. Como calandragem simples devemos considerar apenas as operações em que um composto de borracha é transformado numa placa, folha ou película, de determinada espessura e cuja largura é limitada à largura útil da calandra.

Pré-formação é uma operação que visa, fundamentalmente, obter pré-formas de compostos de borracha não vulcanizada destinados à produção de artefatos vulcanizados, regra quase geral, por moldagem. Em princípio, qualquer tipo de operação que contribua para aproximar a forma final do artefato pode considerar-se uma operação de pré-formação. As formas primárias em que o composto de borracha se encontra podem, em si, já constituir uma forma de pré-formação, ainda que parcialmente concretizada.

A Borrachas da Mooca é especialista em materiais em borrachas, dentre pisos de borracha, lençol de borracha, correias e mangueiras. Entre em contato conosco e saiba mais.