Os pisos de borracha estão entre as melhores opções de pisos para qualquer ambiente. Há algum tempo atrás a utilização dos pisos de borracha estava ligada a ambientes públicos, indústrias e repartições públicas, hospitais e outros ambientes abertos.

No entanto, com o avanço no desenvolvimento de novas tecnologias e modelos, os pisos de borracha ganharam mercado, sendo hoje utilizados não apenas pela sua praticidade, mas por sua beleza e, em alguns casos, por suas características insubstituíveis.

No entanto, para que todas as características dos pisos de borracha sejam observadas e desfrutadas por seus usuários, um fator tem tanta importância quanto a qualidade do piso escolhido: a instalação.

Pisos de borracha oferecem diversas vantagens, como conforto, isolamento acústico e térmico, resistência, alto nível de absorção de impactos, e essas características estão ligadas à sua composição, às características físicas e químicas dos materiais utilizados em sua composição. Essas características, que tanto favorecem sua utilização, também são grandes vilãs no caso da instalação feita por profissionais sem o devido conhecimento.

Esse conhecimento diz respeito à diversos fatores, desde a escolha do adesivo correto até a forma correta de lidar com a dilatação dos pisos. Um mesmo piso pode ser instalado com colas a base de água e colas que utilizam solventes. A escolha do adesivo correto impacta diretamente nas técnicas a serem utilizadas, além do tipo de limpeza a ser realizada posteriormente.

Também se faz necessário o conhecimento da dilatação do piso utilizado. A dilatação dos pisos de borracha irá demandar uma instalação consciente das juntas necessárias e até mesmo de um tempo prévio à instalação para que as placas de pisos de adequem à temperatura ambiente, evitando dilatações e retrações demasiadas após a instalação.