O piso de borracha pode ser feito com material natural, sintético (similar ao natural, mas produzido em laboratório artificialmente de uma síntese de componentes) ou reciclado (geralmente de pneu, que contribui em usar materiais renováveis e tecnologias que exijam menores riscos ambientais, ou seja, são ecologicamente corretos). 

O piso reciclável pode ser aplicado sobre qualquer tipo de piso (cerâmica, madeira, cimento etc.) sem removê-lo, mesmo se tiver defeitos. É economicamente vantajoso, já que não gera resíduos e por isso não necessita de mão de obra ou aquelas caçambas de recolher entulhos. 
Além disso, possuem propriedades antichamas (à prova de fogo), proteção UV (radiação ultravioleta), atóxicos (que não é tóxico ou venenoso) e de fácil higienização.

É um tipo de piso que retém menos calor que o de concreto – são resistentes a intempéries (ações climáticas), ou seja, possuem estabilidade térmica – e a superfície resinada ainda permite grande durabilidade ao produto, que chega a durar até 20 anos sendo resistente ao desgaste (se bem cuidado).

Alguns modelos são confeccionados para promover ótima ação antiderrapante; outro modelo, o liso, é encontrado em academias, igrejas, comércio etc., não sendo tão antiderrapante quanto os demais.

O piso de borracha do tipo grão de arroz, é usado em escadas, rampas ou passagens para áreas molhadas. Esse tipo é o modelo mais antiderrapante dentre todos. Também temos o piso de borracha do tipo ripado, bem similar ao grão de arroz; e o teclado, encontrado mais em edifícios, cinemas, teatros, clubes, etc.

Disponíveis em algumas cores e texturas, o piso emborrachado ainda possibilita a composição de desenhos, formas geométricas e formatos personalizados – ótimo para recreação infantil, como playgrounds, berçários, brinquedotecas e também muito usados em salas de ginástica.